Curar em World of Warcraft

Curar é o desempenho mais stressante e difícil de desempenhar em PVE. A boa performance de um healer em raid provém de vários fatores, mas que os mais importantes serão a reacção e conhecimento da classe e da luta.




A definição:
Curar é o ato de aplicar spells que restauram vida aos friendly players (em party ou raid) para que eles possam sobreviver às variadas formas de dano, seja ele evitável ou inevitável, durante um encontro PVE.

Para além de restaurar a vida, também os healers têm de fazer dispel de variados debuffs (magic, curse, poison e disease = dano mágico, maldição, veneno e doença).

Em raid, o role de heal é feito com a definição de "assignments", querendo isto dizer a  "distribuição de tarefas". Ou seja, a cada healer deve ser atribuído uma função específica, por exemplo, curar apenas o main tank.

O World of Warcraft tem de momento 5 classes capazes de curar:

Druid: Restoration spec



Monks: Mistweaver spec



Paladinos: Holy spec



Priest: Discipline spec e Holy spec



Shaman: Restoration spec


Por norma os raids de 10 man têm designados 3 healers, e em 25 man, 6. Contudo há situações em que se podem recorrer a 2 healers (seja pela luta em si, seja por decisão do raid) ou mesmo até 7.

Atributos de um bom healer

- Ser capaz de jogar com o seu char de modo fiável e com confiança. O que inclui estar à vontade com o seu interface e keybinds.
- Ser capaz de antecipar picos de alto dano num encontro e como a eles reagir (implica conhecer quer a luta, quer as  habilidades do seu char.
- Ser capaz de assimilar que o seu trabalho é feito em equipa, bem como a tarefa que lhe é específicamente atribuída.

A par destas características, um healer tem de dar importância aos seguintes aspetos:
Overhealing
Gestão da Mana

Considerações gerais

Tal como acontece com todos os outros roles, curar tem de ver com reação e precisão. O desempenho é fortemente afetado pela facilidade e rapidez de comandar o char.
Assim deve providenciar-se por bons Addons e um Interface com o qual o jogador se sinta familiarizado. É tempo bem gasto.

Raid Frames: a Blizzard já os providencia, no entanto há variados addons que o jogador pode personalizar e adaptar ao seu gosto e necessidade, no entanto, tentar sempre:
Assegurar que tenham tamanho, posição central no écran (pois é onde o nosso olhar se vai concentrar às vezes durante muito tempo seguido é importante não esforçar demasiado com tamanhos pequenos), e ainda que seja visivel os buffs e debuffs aplicados nos jogadores, bem como os Pets.
Os mais comuns são:Grid, HealBot e Vuhdo.

Comunicação: os healers têm habilidades com cooldown que afeta todo o raid; defensivos, regeneração de mana, raid healing, dispels. Healers podem e devem discutir os seus papéis  e habilidades em cada luta.

Monitorização de Buffs e Procs dos spells, devem deles retirar o máximo de benefício possível.

Keybindings e Macros;

Gear/Equipamento:cada class tem necessidade de stats diferentes, que são dados pelo gear. No entanto o comum a todas as classes de heal é o Spirit. Tempos houve em que era possível acumular percentagem de mana, mas hoje todas as classes têm um valor fixo de 30k. Por isso, temos de nos virar para a regeneração de mana, que é o spirit dá. Não há limite para se acumular spirit. Depois do Spirit, há que procurar qual o stat do qual a classe retira mais proveito (a par do Spirit e Intellect, haste, mastery e Crit).

Conhecimento da Luta: saber as habilidades do Boss, adds, mecânicas, posições, táticas, de modo a poder estar preparado para as fases em que o raid leva mais dano. Estar preparado para o que vai acontecer, para conseguir lidar com os picos de damage, combinação e uso de cooldowns.

Como curar?

O objetivo de um healer é assegurar que todo e cada membro do seu raid sobreviva até à morte do Boss. Assim, tem de se aguardar que alguém leve dano, para ter de usar os spells de heal de modo a que seja recuperada a vida.
Mas a realidade vai para além disto. Curar é:
- Saber usar os diferentes spells de heal para variadas situações (alto custo de mana e cast rápido versus pouco custo de mana e cast demorado);
- O dano da raid nem sempre pode ser previsto; um erro de um player pode resultar num burst de damage que não se esperava e que vai ter de se resolver e curar;
- Lutas que estão dependentes da distribuição do heal.

A gestão da Mana:

Está dependente do Spirit e da classe. 
Todas as classes têm nas suas habilidades poderes de cura que são:

- Que curam pouco, com cast longo, com pouco custo de mana;
- Que curam muito, com cast curto, com caro custo de mana;
- Que curam muito, com cast longo, com médio custo de mana;
- Que curam pouco, com cast instantâneo, com pouco custo de mana;
- Aoe heal

Um bom healer tem de ser capaz de usar o spell certo na altura certa e adaptá-lo à necessidade do seu alvo. Trata-se de conseguir equilibrar o bom proveito dos seus heals com a sua regeneração de mana. É por esta razão que é importante ter conhecimento da classe e dos seus spells, bem como da mecânica de cada luta. É igualmente importante o curador ter noção do overheal que faz, ou seja, quando aplica um spell de heal quando não é necessário.


Uma questão de prioridades:

Como já foi referido, o curador tem de manter a raid viva do princípio ao fim de uma luta. No entanto, e antes de mais, o curador tem de estabelecer as seguintes prioridades:
o próprio;
- os tanks;
- os outros healers;
- os Dps.

Alturas hão-de chegar em que um healer tem de decidir quem curar de modo a conseguir manter a luta em pé, o que parece contra natura. Por vezes, não é possível curar todo um raid. Perante uma hipótese de wipe, há que primeiro gerir a mana e decidir em quem essa mana deve ser gasta, o que está muito dependente da própria luta e do que está a acontecer no momento. Por muito que custe, alguns players terão de ser sacrificados, para que outros consigam derrubar o boss. O que dependerá muito de cada caso concreto.
No entanto, um tank tem sempre prioridade, pois sem ele, o boss rapidamente matará todos os sobreviventes. Por vezes será também necessário sacrificar healers em benefícios de dps (os que dão mais dano) pois sem o dano, o boss não morre, e a mana não dura para sempre para que um tank possa matar um boss.

Distribuição dos healers:

Já lá vão os tempos em que os Holy Palas ou Disc Priests ficavam colados aos tanks. Hoje, a Blizzard tenta distribuir de modo semelhante a capacidade de todas as classes curarem o que for necessário, seja tank, seja raid. No entanto, continua a haver classes com mais skill para um ou outro papéis específicos. Também dependerá do próprio curador, e com o que ele se sente mais à vontade ou capaz de fazer.

O tank é quem leva mais dano do que qualquer outro numa luta. É precisamente esse o seu papel. Por isso é obrigatório que um healer lhe esteja atribuído. Dependendo da luta, pode até ser necessário mais do que um.

O raid heal está muito dependente da luta específica, consoante as habilidades do boss, e em certas fases. 

Todo o curador deve conhecer os seus spells, e os seus cooldowns. Devem ser usados em coordenação com os restantes curadores, para não se desperdiçar mana com dois druidas a castar o Tranquility ao mesmo tempo, por exemplo. E cuidado, para não desperdiçar um uso de um spell com cooldown numa altura em que não é necessário, e depois não fazer uso dele quando é mesmo preciso.

Trabalho de equipa:

Em raid, numa luta, todos os healers devem trabalhar para um objetivo comum: manter os jogadores vivos. Devem respeitar a tarefa a que estão atribuídos, e não tentar curar toda a gente. O healer encarregado de manter o tank vivo não deve desatar a curar a raid, gastará rapidamente toda a sua mana, enquanto o healer encarregado de curar a raid limita-se a 2 ou 3 jogadores. Um healer não consegue trabalhar sozinho em raid, nem deve tentar substituir-se para compensar um outro que não tem equipamento ou não sabe gerir a mana. 
Não significa que,  em casos de emergência, não se possa socorrer outro healer. Deverá ser bem coordenada a entre ajuda que for precisa.
Quando todos os healers respeitam a sua função, todo o raid é perfeitamente capaz de receber cura.






Comentários